Caravana Propaz Enem confirma agenda pro Marajó

0
25

Uma grande oportunidade gratuita de preparação para o Enem

Os estudantes que acompanham as aulas gratuitas do Pro Paz Enem já podem ficar ligados na agenda de agosto. No próximo sábado, 4, as atividades do segundo semestre retomam no município de Baião. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio ocorrem nos dias 04 e 11 de novembro.

O Pro Paz Enem também divulgou as datas para o restante do mês de agosto. No final de semana dos dias 11 e 12 será a vez de Bragança, Viseu, Curuçá e São Miguel do Guamá. Nos dias 18 e 19, os aulões acontecem em Rondon do Pará, Parauapebas, Marabá e Paragominas. E no último final de semana de agosto, 25 e 26, é a vez de Belém, Tucuruí, Santarém e Breves no Marajó .

A agenda segue até as vésperas da prova com aulões simultâneos em todos os finais de semana.
Para o professor Anderson Costa, coordenador pedagógico do projeto, informa que a nota do Enem é requisito para os principais processos seletivos para o ensino superior. “O aluno que se prepara para uma prova como essa sabe que é importante ter um planejamento de estudo e não deixar para se preparar em cima da prova. O Pro Paz Enem auxilia os estudantes nesse reforço aos finais de semana com dicas não só do conteúdo, mas de organização dos estudos e aspectos motivacionais”, explica.

A nota do Enem é requisito para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), voltado para quem deseja estudar em instituições públicas de ensino do Brasil; o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia cursos não gratuitos em instituições privadas; e o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferta bolsa de estudo parciais e integrais para a graduação, por isso a preparação é essencial.
“O importante é ter uma rotina diária de estudos, se organizar, dedicar um pouco mais de tempo às disciplinas que tem mais dificuldade. Resolver mais questões, buscar provas antigas e estudar por materiais complementares, que inclusive o Pro Paz Enem disponibiliza no site da Fundação Pro Paz”, completa o professor.

O coordenador do Pro Paz Enem, Raimundo Rodrigues, explica que a preparação para o Enem começou antes este ano. “Nós levamos o projeto a diversos municípios no primeiro semestre, sempre com salas lotadas de estudantes. Neste ano nós começamos as aulas mais cedo com o objetivo de percorrer mais municípios, justamente porque sabemos que a cada ano o exame está mais competitivo e entra na universidade aquele que está mais preparado”, ressalta o coordenador.

A presidente da Fundação Pro Paz, Mônica Altman, comemora os resultados obtidos pelo projeto nos últimos três anos e enfatiza que aulões desde o primeiro semestre vão potencializar esses resultados. “No primeiro semestre o resultado já foi muito positivo e queremos agora no segundo semestre continuar levando esse reforço para os alunos aos finais de semana. Funciona como se fosse um incentivo ao estudo, para que os alunos se motivem e continuem com essa preparação. Nesses últimos anos obtivemos cerca de 30% de aprovação dos alunos a cada ano, tanto em universidades públicas do Estado quanto em universidades particulares. Só esse ano mais de 14 mil alunos já compareceram aos aulões e nas edições anteriores mais de 40 mil jovens”, ressalta a presidente.

O aulão em Baião serã no sábado (4), de 8h as 13h, no auditório da Escola Imaculada Conceição, Praça Santo Antônio.

Inscreva-se!

A aula é gratuita e para se inscrever basta entrar no site da Fundação Pro Paz (www.propaz.pa.gov.br). O projeto conta também com as apostilas do conteúdo programático sendo oferecidas para download online para quem se inscrever nas aulas. Informações para o Enem 2018 podem ser conferidas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).