Polícia Militar promove formatura de 107 novos oficiais

0
27

Novos oficias para a Polícia Militar

 A Policia Militar Promovel na manhã desta sexta-feira (3), no Portal da Amazônia, ocorreu a cerimônia de formatura de 107 novos militares da Polícia do Pará.  A formatura aconteceu após a conclusão do curso de habilitação de oficiais da Polícia Militar 2017-2018.

O curso de formação de oficiais da PM teve início em 20 de novembro de 2017, com carga horária de 1.316 horas-aula, distribuídas em 42 disciplinas, dentre as quais Direitos Humanos, Prevenção, Mediação e Resolução de Conflitos, Procedimentos e Processos Operacionais e Conhecimentos Estratégicos e Operacionais da Polícia Militar.

Os concluintes são de todas as regiões do Estado, e cerca de 70% têm ensino superior. 98 são homens e nove mulheres – todos já integrantes da Polícia Militar. Os 106 novos oficiais têm, em média, 20 anos de experiência e serviços prestados.

O curso de habilitação de oficiais da Polícia Militar teve por finalidade qualificar subtenente, 1º sargento, 2º sargento e 3º sargento, para o desempenho do cargo de oficial administrativo e especialista (regente, maestro da banda de música ou sinfônica e outras atividades especializadas de interesse da corporação), e o exercício de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, conforme exigências previstas na Lei nº 8.403, de 13 de outubro de 2016, que alterou e revogou dispositivos na Lei Estadual nº 5.162-A, de 16 de outubro de 1984, que dispões sobre o ingresso e promoção nos quadros de oficiais de administração e de oficiais de especialistas.

Concluído com aproveitamento o curso, e satisfeitas às exigências legais, o aluno é promovido à patente de 2º tenente, segundo a ordem de classificação no curso, podendo ser classificado, de acordo com a necessidade e conveniência administrativa, em qualquer unidade da Polícia Militar em todo o Estado.

O primeiro colocado no curso de habilitação de oficiais foi Ivens Silva dos Santos, 42 anos, desde os 18 anos de idade serve à Polícia Militar do Pará. Para ele, esse momento é de reconhecimento pelo esforço durante 24 anos de serviço. “Todos que estão aqui, hoje, possuem uma história vencedora”, disse o novo oficial.

Para o comandante geral da PM, coronel Hilton Benigno, os novos oficiais trazem toda uma carga de experiência, e a partir dos conhecimentos adquiridos durante a formação, podem incrementar os esforços para reduzirmos a incidência.

Leia mais conteúdo relevante: Portal Marajó

Mande sua sugestão de pauta para nossa redação: (91) 99272-2596 E-mail: Jornalismoportalmarajo@gmail.com