Agricultores do Marajó serão atendidos em navio da Marinha

0
18

Durante quatro dias, cerca de 500 agricultores do arquipélago do Marajó receberão atendimento especial da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). A partir desta sexta-feira, 9, um navio da Marinha do Brasil aportado no Terminal Hidroviário de Breves inicia a operação Educação na Hidrovia I.

Até segunda-feira, 12, uma equipe interdisciplinar da Emater, composta por economista, engenheiros agrônomo e ambiental, sociólogo e técnico em agropecuária, ficará a postos na embarcação Auxiliar Pará, conhecida como Tracajá da Amazônia, de 8h as 12h e de 14h as 17h, com um balcão de informações para tratar do Cadastro Ambiental Rural (CAR), declaração de aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) DAP, crédito rural e agricultura sustentável.

Os especialistas também ministrarão palestras sobre horta em pequenos espaços (sacadas, quintais, pátios), manejo de ecossistema de várzea com enfoque no açaí, experiências exitosas na região e cadeia produtiva da mandioca.

Para o supervisor regional da Emater no Marajó, sociólogo Alcir Borges, a oportunidade é de alcançar as localidades mais longínquas, que vêm sendo mobilizadas pela campanha e acabam não recebendo atendimento regular, por conta da própria distância geográfica e de outros fatores desafiadores. “São extrativistas de açaí e de castanha, pescadores artesanais, que certamente serão muito beneficiados com as informações acerca do trabalho da Emater, de crédito rural e das tecnologias inovadoras, por exemplo, de manejo de açaizal, além de políticas públicas para o setor”, resume.

*Sustentável* – No mesmo espaço, uma família atendida pela Emater há mais de 10 anos, Família Rodrigues, vai expor e vender produtos como licor (gengibre, jambu, buriti, abacaxi, entre outros), molho de pimenta e farinha d’água e de tapioca. Eles são proprietários do Sítio Seu Colega, localizado na Vicinal 3 da Rodovia PA – 159, e desenvolvem um projeto que é considerado referência no desenvolvimento sustentável e na diversificação de atividades.

*Serviço*: De 9 a 12 de novembro, operação Educação na Hidrovia I, no navio da Marinha do Brasil aportado no Terminal Hidroviário de Breves. Vários atendimentos serão realizados por profissionais da Emater. Horário: 8h às 12h e das 14h às 17h.

Texto: Aline Miranda/Governo do Estado