Maquinário auxilia agricultores familiares de Portel

0
18

Mais de 500 famílias do município de Portel, no Marajó, contam, desde o começo do mês, com um trator de 75 cv e uma carreta fixa. Veículos que auxiliam na produção rural dos agricultores atendidos regularmente pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

O maquinário, o primeiro pertencente ao órgão no município, foi adquirido com uma emenda parlamentar de pouco mais de R$ 106 mil. O objetivo é amparar o trabalho nas pastagens de pecuária, nas roças de mandioca e nos canteiros de hortaliças, por exemplo. Esforços como gradeamento, capina e transporte de material, cujos resultados manualmente levariam dias, acabam se resumindo em horas.

“O trator é uma vantagem extrema para o agricultor familiar, que depende de maquinário de terceiros e muitas vezes precisa até alugar. Com o equipamento imediato, todo o processo é acelerado e compensado”, explica o chefe do escritório local, o técnico em agropecuária Jocimar Mendonça.

Com os recursos também foram compradas duas toneladas de calcário para correção química do solo, além de 50 enxadões; material que será destinado às comunidades Divino Espírito Santo e Sobradinho. Também foram adquiridos 50 quilos de sementes de açaí BRS-chumbinho, que já estão plantadas no viveiro da Prefeitura, para reprodução e distribuição.