Regional do Marajó oferece 150 exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata

0
99

Nesta sexta-feira, 23, a partir das 19h, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste marajoara, distribuirá 150 requisições de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), que serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, para colaboradores do hospital e homens que serão encaminhados pela rede municipal de saúde. Os exames serão agendados durante todo o mês.

A programação desta sexta-feira, contará ainda com a realização da palestra “Câncer da próstata-Prevenção”, no auditório do HRPM, que antecederá a distribuição de exames para os homens presentes no evento que faz parte das ações da campanha “Novembro Azul”, que foi aderida pelo HRPM em combate ao câncer de próstata.

O “Novembro Azul” do regional do Marajó é direcionado tanto ao público interno como à comunidade, especialmente, aos homens para alertar sobre a importância da prevenção e quebra de preconceitos para melhorar a saúde integral. O HRPM dispõe de consultas ambulatoriais em mastologia aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dados – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de próstata acometeu mais de 10 mil homens no Brasil no ano de 2017.  A patologia é a terceira principal causa de morte por neoplasia maligna no Estado do Pará, com 1537 mil óbitos ocorridos no período de 2010 a 2015. E, segundo levantamento publicado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

No Brasil é o segundo tipo de doença que mais mata a população masculina no País. A estimativa para 2018, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 1060 novos casos de câncer de próstata no Estado.

Serviço – O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h as 18 horas. O hospital fica na Av. Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.

Texto: 
Jéssica Ayres
Fone: Governo do Estado do Pará